quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Comunidade traz felicidade

Comunidade = grupo de pessoas que se entre-ajudam
*******************************************

Neste momento vivo na Graça e nunca senti tanto espírito comunitário como aqui. Muitos amigos vivem no bairro, os vizinhos são super prestáveis e conhecemos muita gente no comércio local.

Uma vizinha fica com o gato para outra poder ir de férias, uns amigos emprestam o carro, outra abre a porta aos turistas que vêem para ficar uns dias, o escadote da vizinha do segundo andar evitou despesas extra e o berbequim de uns amigos facilitou uns trabalhos lá em casa. A pequenota brinca com a vizinha em vez de ficar em casa sem outros meninos para brincar.

Nem todas estas situações se passaram conosco, mas passam-se aqui na nossa comunidade.

E é por isto que não vivemos numa casa maior nos subúrbios, isolados das pessoas que estão em nosso redor. Também existem subúrbios com comunidade, mas é aqui que estão os nossos amigos.

O dinheiro ajuda à felicidade, a partir do momento em que nos permite ter uma casa para habitar e sustentar-nos confortavelmente, mas é uma perfeita ilusão pensar que o acumular de bens e de riqueza traz felicidade.

A comunidade sim ... traz felicidade

Se conhecemos quem vive em nosso redor não temos medo de sair à rua, há sempre uma mão amiga e a confiança estabelece-se.

O medo é o oposto de confiança e quanto mais estabelecemos laços de confiança com os outros ... menos medo temos, somos mais fortes.

Aconselho-vos vivamente a verem o documentário do Tom Shadyac "I AM"

Nas comunidades tradicionais as pessoas ajudavam-se umas às outras, e os laços eram fortes.

A partir do momento em que tudo se faz por dinheiro, paga-se qualquer serviço necessário e instala-se a desigualdade social.

Quem tem dinheiro pode pagar todos os serviços e produtos, quem não tem dinheiro é posto à margem da sociedade. E numa sociedade assim, as relações sociais deixam de ter a importância que tinham ...
... a troca de serviços e de produtos que alimentava os laços sociais entre a comunidade deixa de existir.

A actual crise económica está a reavivar algumas práticas de trocas e o tecido social fica mais forte.

É bom que as pessoas em dificuldades abram a porta e estabeleçam laços com a comunidade em redor e não se isolem, sofrendo em solidão. É a atitude das pessoas perante os acontecimentos que pode converter os acontecimentos em algo de positivo para a sua vida.

E se a televisão e os restantes meios de comunicação aumentam o medo em nós ... então desliga.

O medo paralisa, enquanto que a confiança nos permite agir ... e sorrir.

Qual é a utilidade de uma pessoa informada e paralisada?

Queria partilhar convosco ... e façam o favor de ser felizes :)

Sem comentários:

Enviar um comentário