segunda-feira, 16 de março de 2009

Obrigada a todos os participantes do Workshop

Este foi um tempo de partilha da prática e filosofia do Yoga com amigos e com outras pessoas que conheci pela primeira vez. Todos ajudaram a criar um grupo com uma óptima energia.

Alguns praticam Yoga há já alguns anos e outros foram à sua primeira aula, cada um a fazer o seu caminho.

O mais gratificante foi, sem dúvida, ouvir pessoas a equacionarem integrar o Yoga na sua vida, depois de tomarem contacto com a verdadeira dimensão do Yoga, depois de compreenderem que o Yoga é um modo de estar na vida que nos ajuda não só a nós e ao nosso percurso por este mundo de tantas incertezas, mas que também ajuda aqueles com quem lidamos no dia a dia e a quem contagiamos com uma postura de verdade e compaixão.

Fiz questão de defender o Yoga que é a busca da nossa verdade, o caminho individual para o auto-conhecimento, longe do Yoga exercício de fittness que usa a prática para valorização do ego e competição com os demais. Porque quando temos necessidade de nos sobre-valorizar é porque não temos confiança em nós próprios e subjugar os outros em nosso redor é único meio de nos sentirmos importantes. Não, este não é o caminho do Yoga, porque no Yoga todos os seres são divinos e a sua importância é igual, não são uns mais importantes do que os outros.

Muitas vezes as pessoas desesperam porque se ao menos o marido fosse diferente, se ao menos o pai fosse mais activo, se ao menos o filho fizesse os trabalhos de casa. Mas ao colocarmos toda a nossa atenção sobre o que os outros deveriam mudar, desviamo-nos de um trabalho sério de auto-conhecimento, e aí sim podemos mudar as coisas. Foca-te em ti mesmo e vais ver como as coisas começam a mudar em teu redor.

3 comentários:

  1. gostei de estar no workshop. continua que vais bem! beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Vânia...

    Obrigada pelo maravilhoso momento de Domingo.
    Foi muito bom.

    E parabéns às super cozinheiras.. :)

    e obrigada pelo post.

    ResponderEliminar
  3. Olá Vania!

    Não vou cansar-me de te agradecer a excelente tarde de domingo.

    Não sei se foi uma "Feliz Co-incidencia", se foi feliz porque foi "co-incidencia", se incidiu felizmente porque cooperamos todos ao som da tua batuta... Seja como for, estou grata.

    Um beijinho e até logo!

    Marta

    ResponderEliminar