sábado, 9 de maio de 2009

Não viver em ilusão

"Uma das vantagens de dizer a verdade é que podemos começar a ter um comportamento baseado na realidade e não numa qualquer projecção racional histérica de como deveríamos comportar-nos para sermos "boas pessoas". (...)

Essa projecção de sermos "boas pessoas está na origem da nossa fúria conjunta. É a origem da nossa capacidade de destruir o mundo vezes sem conta. Como disseste, tentarmos ser "melhores" do que os outros está na origem de muitos dos problemas dos seres humanos. (...)

Todos crescemos nesta cultura que diz que é um acto de amor e de sacrifício mentir a uma pessoa. Achamos que, se o fizermos para proteger o outro, estamos a fazer uma coisa boa e maravilhosa. Pois eu digo que estamos a ser uns idiotas. Estamos a cair nas armadilhas da nossa própria mente. Acho que, quando fazemos isso, estamos a privar a outra pessoa de uma relação autêntica e estamos a fazê-la pagar o preço de viver uma ilusão. Estamos a dar-lhes uma fantasia em vez da realidade e acabamos por ter uma relação que não passa precisamente de uma fantasia.

O que é que as pessoas querem de uma relação? Um acordo mútuo para evitar os problemas ou querem intimidade?
É uma questão de escolha."

do livro Juro por Deus de Neale Donald Walsch e Brad Blanton

1 comentário:

  1. Intimidade... há muita gente que ainda pensa que intimidade é estar fisicamente nus perante o outro... Há aqueles que pensam que é partilhar uma casa, ou mesmo a cama...
    Há amigos mais íntimos que namorados, primos mais íntimos que casados.
    Porque vivemos com tanto medo de ser nós mesmos?
    Gostei de ver este trecho aqui! eehheheeh
    Beijo grande

    ResponderEliminar